sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Tengu



Os Tengu (nome que significa cães celestiais) são criaturas sobrenaturais originárias do folclore japonês, possuindo traços budistas e xintoístas. Eles são bem conhecidos também como youkais(monstros-espíritos) e como shinto kami (espíritos e/ou deuses reverenciados). Eram tratados como os protetores das montanhas e das florestas, embora fossem encaradas como demônios perturbadores diante o Budismo. No começo os tengu eram retratados como seres humanoides, com características de aves de rapina e grandes guerreiros das artes marciais, contudo isso mudou com o decorrer do tempo; seu bico deu lugar ao enorme nariz (que tem uma forte conotação cômica e sexual).



 


 

Acreditava-se que os tengu possuíam vários poderes sobrenaturais, entre eles a capacidade de mudar de forma, ventriloquíssimo, teletransporte e a habilidade singular de penetrar no sonho dos mortais. O tengu um guerreiro que busca causar desordem, castigando sacerdotes budistas que incorrem no pecado do orgulho, autoridades que usam seu poder ou sabedoria para adquirir fama e samurais que se tornavam arrogantes. Algumas fontes diziam que pessoas que apresentavam esse tipo de mau comportamento se tornavam tengu ao reencarnar. Os tengu antipatizam com aqueles que contrariam as leis do Dharma.

1 - Lei de Recorrência (tudo volta a ocorrer, com suas consequências).
2 - Lei do Talião (olho por olho, dente por dente).
3 - Lei de Causa e Efeito (não existe causa sem efeito, nem efeito sem causa).
4 - Lei de Igualdade (do que se dá se recebe).


Adaptando
Uma das formas mais legais que eu consegui imaginar para se adaptar o tengu foi a seguinte:


“Em viajem por uma estrada qualquer, um grupo de aventureiros encontram por um estranho, trajando roupas nunca vistas antes e uma espada “torta” e mascara vermelha de nariz enorme, rapidamente o estranho puxa conversa dizendo procurar por um guerreiro de valor para um combate, logo ele admite estrar procurando exatamente o jogador com ficha de guerreiro ou combatente do grupo,”

Pensei desta forma pois acho que é um ótimo jeito de dar uma lição no jogador que se acha fodão no nível 1, já que os tengus, como dito antes procuram por guerreiros que deixaram o orgulho subir a cabeça.
Para terminar sua leitura com bom humor, abaixo algumas lendas e contos sobre essa criatura bastante interessante.






Lendas
O Tengu aparece com frequência nos contos oralmente transmitidos recolhidos por folcloristas japoneses. Essas histórias são muitas vezes bem-humoradas e quando assim, tendem a retratar os Tengu como criaturas ingênuas que são facilmente enganadas por seres humanos. Alguns contos populares comuns em que o Tengu aparece incluem:

O Manto Mágico do Tengu

Um menino olha através de um simples pedaço de bambu e finge que pode ver lugares distantes. O Tengu, movido pela curiosidade, se oferece para trocar o bambu por um manto de palha mágico que torna o portador invisível. Após ter enganado o Tengu, o menino continua com suas travessuras, vestindo o manto.

Outra versão desta lenda fala de um velho feio que usa truques para obter o manto mágico do Tengu e provoca o caos entre seus companheiros da aldeia. Em ambas lendas, a história termina com o Tengu recuperando o manto através de um jogo de troca de enigmas e pune o indivíduo, transformando-o em um lobo.

O tumor removido do velho

Um velho tinha ou tumor no rosto. Ele se dirige às montanhas e lá encontra um bando alegre de Tengu em uma festa e se junta à dança. Os Tengu acabam por gostar tanto do velho que desejam que ele se junte a turba de homens-pássaros na noite seguinte, e lhe dão um rico presente e além disso, eles removem o caroço do seu rosto pensando que o velho iria querê-lo de volta, tendo assim, uma garantia de que se juntaria a eles na noite seguinte.

Um vizinho desagradável, que também tinha um tumor no rosto, ouve sobre a boa sorte do velho e tenta repetir o feito e roubar o presente. Os Tengu, no entanto, simplesmente deram ao homem o caroço do velho, ficando ele com mais um além do seu, porque se decepcionaram por ele dançar tão mal e como punição por tentar roubar o presente.

O abanico do Tengu

Um canalha obtém o abanico (leque) mágico de um Tengu, que tem o poder de diminuir ou aumentar o nariz. Ele secretamente usa esse item para estender grotescamente o nariz da filha de um homem rico e em seguida, oferece encolher o nariz da donzela em troca de sua mão em casamento. Mais tarde, ele acidentalmente se abana com o abanico enquanto cochila e seu nariz cresce tanto que alcança o céu, resultando-lhe em uma dolorosa desgraça.

A cabaça (porongo) do Tengu

Um jogador encontra um Tengu e a criatura pergunta ao homem o que ele mais tem medo. O jogador alega então que tem pavor de ouro ou de mochi (Bolinhos de arroz glutinoso batido). O Tengu responde com sinceridade que tem medo de uma espécie de planta ou dependendo de quem conta a lenda, algum outro item mundano.

O Tengu, pensando que o jogador está tratando de enganá-lo, faz com que dinheiro ou bolos de arroz chovam sobre o jogador. O jogador fica, naturalmente, muito satisfeito e começa a assustar o Tengu com a coisa que ele mais teme. O Tengu foge e o jogador então obtém a cabaça mágica do Tengu que foi deixada para trás.

O Tengu e o Lenhador (Minha preferida)

Um Tengu incomodava um lenhador, mostrando suas habilidades sobrenaturais, adivinhando tudo o que o homem pensava. O lenhador golpeia o seu machado contra um tronco e uma lasca de madeira atinge o Tengu no nariz.
O Tengu foge aterrorizado, exclamando que: "Os seres humanos são criaturas perigosas que podem

fazer coisas sem pensar!".

Nenhum comentário:

Postar um comentário